Agende sua Consulta ou Solicite informações

A Calvície

A alopecia androgenética, popularmente conhecida como calvície, é a maior causa da perda dos cabelos. A incidência dessa doença é determinada por influências genéticas e hormonais. A calvície é um problema que afeta especialmente os homens em 60%, pois a testosterona, hormônio masculino, é a maior responsável pela queda do cabelo. Apesar de grande impacto psicológico, já estudado em diversas publicações científicas, sabe-se que ainda são poucos os homens que procuram tratamento.

Calvície Feminina

A calvície, quando acomete as mulheres traz um enorme impacto em relação a autoestima, sendo motivo frequente de busca de tratamento.

Os cabelos tem grande importância na estética da mulher e são muito valorizados como característica feminina porque emolduram sua face. A alopécia androgenética(calvície) é uma manifestação fisiológica que além de atuar em homens, afeta também cerca de 10% das mulheres. Ocorre geralmente devido à uma herança genética e alterações hormonais.

A Cirurgia

Dentro do universo da cirurgia plástica, a cirurgia capilar é hoje uma das mais expressivas. Felizmente, com os recentes avanços tecnológicos, os micro transplantes capilares são uma solução efetiva e de longa duração para a reposição capilar.

As raízes são extraídas da região posterior da cabeça, que é a região de melhor origem genética e onde temos a melhor genética do cabelo, que são preparados em nível microscópico e transplantados para a região calva e zonas de pouca densidade.

As Técnicas

Existem duas técnicas básicas: a Strip (FUT) e a FUE. A escolha da técnica de micro implante capilar é uma questão que depende de diversos fatores como extensão da calvície e quantidade de fios necessários. A recuperação da área doadora, em ambas técnicas, não trazem grandes dores ou desconfortos e as suturas e as micro incisões ficam extremamente discretas na maioria dos casos.

Os micro enxertos são implantados o mais próximo possível um do outro e sempre configurando uma linha anterior irregular e bastante natural.

Como o procedimento é minimamente invasivo, utilizamos anestesia local.

Técnica Strip (FUT)

As unidades foliculares são retiradas por meio de uma incisão linear na área doadora, seguida de sutura tricofítica que deixa uma cicatriz praticamente imperceptível. Nessa técnica de transplante capilar, as unidades foliculares são separadas pela equipe e implantadas na área calva ou rarefeita.

Na técnica STRIP obtemos um aproveitamento maior da área doadora, com maior quantidade de raízes, ideal para transplantes capilares que necessitem de maior quantidade de fios ou volume de cabelo.


Técnica FUE

Nesta técnica as unidades foliculares são extraídas por rotação mecânica, porém ela é mais indicada para pacientes que tenham uma calvície pequena e necessitem de sessões menores. Sua vantagem são as cicatrizes puntiformes que tendem a desaparecer com o tempo.

Perguntas Frequentes

  • A cirurgia está indicada tanto para homens quanto para mulheres que apresentam calvície do tipo padrão – aquela que tem sua origem hereditária, hormonal ou por idade avançada. O procedimento pode ser feito a partir dos 18 anos, desde que o paciente tenha boas condições de saúde clínica. Também é indicado para aqueles que possuem cicatrizes ou perda de densidade capilar pós-acidente ou cirurgias crânio faciais.

  • A cirurgia é feita em sistema ambulatorial, com anestesia local , com tempo ao redor de 3 a 7 horas dependendo da técnica. O paciente é liberado no mesmo dia desde que esteja em condições clínicas favoráveis.

  • É uma cirurgia praticamente indolor, podendo o paciente apresentar um leve desconforto na região doadora mais ao final da tarde. Indicamos um analgésico, caso seja necessário.

  • Após a cirurgia, alguns pacientes podem apresentar um leve edema na testa, raras vezes atingindo as pálpebras devido à infiltração de soro fisiológico. Este é aplicado durante a cirurgia para facilitar a implantação das Unidades Foliculares. Pequenas crostas permanecem durante alguns dias e vão se desprender com o uso de xampus indicados.

  • A partir do dia seguinte, o paciente pode retornar a atividades leves do dia a dia. Exercícios físicos moderados e mais intensos são recomendados a partir de 2 semanas. Futebol, tênis, golfe, vôlei, lutas marciais recomendamos aguardar 3 semanas. Piscina com cloro e água do mar aguardar 3 semanas. O sol é muito benéfico para o cabelo implantado, porém recomendamos aguardar sua exposição para depois de 2 semanas.

  • O cabelo tem um ciclo de crescimento bem estabelecido. Inicia seu desenvolvimento durante as primeiras 3 semanas quando tendem a cair, retornando a crescer permanentemente a partir de 90 a 120 dias. O resultado percebe-se a partir do 7º mês, atingindo o resultado final ao redor de 14 meses.

  • O cabelo implantado não tende a cair mantendo a mesma característica genética da área doadora. O que poderá ocorrer é a queda dos cabelos originais, dada a natureza progressiva da calvície de muitos pacientes, e aí poderá necessitar de uma segunda etapa após 3 ou 4 anos . Também em calvícies muito extensas ou com cabelo muito fino na área doadora poderá ser indicada uma nova intervenção.

  • Na atualidade, podem ser utilizadas duas técnicas: a STRIP ou FUT onde colhemos as Unidades Foliculares através de uma faixa de couro cabeludo da região posterior da nuca, resultando numa discreta cicatriz linear. A outra, denominada FUE, é realizada através da extração mecanizada das Unidades Foliculares, resultando em pequenas cicatrizes pontuais pouco visíveis. Ambas são discretas e só aparecem quando o cabelo é raspado. A técnica FUE é mais indicada para calvícies menores enquanto que a STRIP possibilita uma maior quantidade de fios implantados. Em ambas as técnicas será necessária uma raspagem localizada, sendo o preparo realizado pelo cirurgião no dia da cirurgia. O paciente não necessita cortar ou raspar o cabelo antes do procedimento.

  • Vai depender de diversos aspectos individuais, principalmente da extensão e da natureza progressiva da sua calvície. Pacientes devem estar em boas condições clínicas e com área doadora de boa qualidade genética. É importante o paciente cuidar do seu cabelo implantado, utilizando produtos de boa qualidade e que não agridam o couro cabeludo. Pela nossa experiência, os resultados têm sido muito satisfatórios, naturais e elevando a sua autoestima, tanto em homens como em mulheres.

  • O Conselho Federal de Medicina e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica não nos permitem simular resultados de forma virtual em face de cada paciente ter sua própria natureza biológica. Também, por questões éticas, não é permitida a divulgação de imagens e resultados de pré e pós-operatórios de pacientes pela Internet. Entretanto, mediante consulta presencial na clínica, poderão visualizar fotos de resultados previamente autorizadas.

  • Vai depender da técnica a ser utilizada bem como da extensão da calvície. Para maiores informações do orçamento entre em contato através do nosso e-mail clinica@uebel.com.br ou agende uma consulta através do telefone: 051.3330- 1177 em Porto Alegre.

A clínica em números

  • +25000 pacientes atendidos

  • +35 anos de experiência